Há alguns meses, David Gibson estava checando alguns títulos que haviam acabado de chegar à biblioteca e teve uma surpresa ao encontrar um CD de Duke Nukem: Critical Mass (PSP)
O setor de Imagem em Movimento que fica na Biblioteca do Congresso Americano, em Washington, é um grande inventário de jogos de videogame. Desde 2006, o setor recebe cerca de 400 jogos por ano para o registro de direitos autorais. Desse total, por volta de 99% são lançados em mídias físicas não só nos Estados Unidos, como no mundo todo. Além dos títulos em si, muitos outros materiais como descrições impressas, trechos de jogabilidade e também códigos fonte são enviados ao local a fim de montar um acervo que conte a história do desenvolvimento da indústria de games no país.
Há alguns meses, um dos técnicos da seção, David Gibson, estava realizando a tarefa rotineira de checar alguns títulos que haviam acabado de chegar à biblioteca e teve uma surpresa ao encontrar um CD com "Duke Nukem: Critical Mass (PSP)" escrito a mão entre os objetos.
Primeiramente Gibson pensou que se tratava de mais um vídeo de gameplay, porém, ao visualizar a frase "Authorship: Entire video game; computer code; artwork; and music" (Autoria: Jogo inteiro; código de computador; arte; e música) em seu registro no banco de dados, ele notou que não se tratava de algo comum. Gibson então colocou o disco no computador e descobriu que a mídia continha todos os arquivos e recursos necessários para o lançamento do jogo.
duke_disc
"Para mim, receber o disco original de um jogo inédito diretamente do desenvolvedor é igual a receber o negativo original de um filme inédito, juntamente com todos os elementos de produção que foram utilizados para fazer o filme", afirma Gibson.
Duke Nukem: Critical Mass era parar ser o primeiro jogo de uma trilogia que seria lançada para Nintendo DS e PSP. No entanto, depois da Frontline Studios, desenvolvedora do jogo, cancelar a versão PSP e ver a edição para DS ser destruída pela crítica após seu lançamento em 2011, os outros dois jogos, que seriam chamados de Chain Reaction e Proving Grounds, nunca foram lançados.
Depois de contar com a ajuda de um amigo desenvolvedor de software, David Gibson conseguiu decifrar alguns códigos e teve acesso à trilha sonora e também a texturas do jogo, que incluía alguns cenários, um jetpack e até o próprio herói do jogo, tudo em 3D.
Infelizmente, Gibson não pode divulgar informações mais detalhadas sobre o jogo por conta de todos os problemas que isso causaria em relação a direitos autorais. Mas ele tem esperança que este quadro mude nos próximos anos. "Espero que o aumento do foco no enorme valor de pesquisa destes bens digitais permita que esses itens sejam mais acessíveis no futuro", disse ao site da Biblioteca do Congresso dos EUA.
Agora, o código-fonte está guardado no arquivo digital da biblioteca e a mídia física de Duke Nukem: Critical Mass ficará armazenada em um cofre com temperatura controlada. "O disco é um artefato valioso e espero ver mais da sua espécie conforme continuarmos a definir e desenvolver nossos esforços para preservação de softwares", diz Gibson.



0 comentários :
Postar um comentário